F.C.M.B – Ibitipoca, um paraíso nas montanhas de Minas Gerais (quinta, 28 de julho de 2016)


Sabe aqueles lugares mágicos e encantadores, cheio de cores que parecem não ser desse mundo? Aqueles lugar que você chega a duvidar se realmente existem? Bem, hoje o Casal só Viagem vai te levar para conhecer um desses destinos surpreendentes. E o melhor de tudo: esse paraíso fica no Brasil!

Estamos falando de Conceição do Ibitipoca! Encravada no meio de montanhas bem altas na zona da mata mineira, a vila é porta de entrada de uma das mais belas reservas ambientais do Brasil, o Parque Estadual do Ibitipoca. Um lugar onde a exuberância da natureza é surpreendente e deixa seus visitantes de queixo caído. Portanto, para te ajudar a conhecer esse paraíso, reunimos um post com as principais dicas para você curtir Ibitipoca e desbravar toda a beleza do Parque Estadual. Então vamos lá!


Quando ir:
Distrito da cidade de Lima Duarte (veja como chegar), Conceição do Ibitipoca vive totalmente voltada para o turismo. Logo, além do parque, a vila também conta com um calendário repleto de diversos eventos e festivais que atraem muitos visitantes. Ou seja, são opções de turismo para o ano inteiro.

Infraestrutura:
Para receber bem todo mundo, nada melhor do que aquele jeitinho mineiro bem simpático. Enfim, essa pequena vila com traços rústicos, ruas de pedras, bares com músicas muito agradáveis regadas a comida boa e cachaça forte, encanta pela sua simplicidade em tudo. Desde as igrejinhas, as casas trabalhadas no barro, e todo o ambiente contribuem para um aconchego impressionante (veja mais fotos de Ibitipoca).

Mas é claro que a infraestrutura turística não deixa a desejar. Afinal, são diversas opções de hospedagem desde pousadas sofisticadas a campings, e várias tentações gastronômicas. Um destino ideal para ganhar uns quilinhos extras, principalmente no inverno.

O que fazer:
O centro da vila é bastante bacana, mas prepare-se para subir e descer várias ruas. São igrejas, lojinhas, vendinhas e restaurantes num pequenino emaranhado de ladeiras. E para dar o charme especial, a Mata Atlântica ao fundo completa o cenário.

Outro lugar em Ibitipoca que já virou um ponto turístico e vale muito a pena dar uma passada é o bar do firma. O ambiente é diferente de tudo que você já viu. O que era para ser um bar, também é visto como um museu, onde o acumulo de elementos na decoração dá o clima diferente. Tem tudo que o dono não quis se desfazer e colocou pendurado por lá. Acaba sendo o que dá o clima pitoresco do bar.


Mas é claro que a principal atração mesmo do vilarejo é o Parque Estadual do Ibitipoca. Uma reserva ambiental que se destaca por sua formação rochosa com imponentes paredões, belíssimas cachoeiras e grutas magníficas. São muitos atrativos naturais, sendo os pontos mais famosos: a Janela do Céu, Lago dos Espelhos, Cachoeira dos Macacos e o Pico do Pião

Agora preste atenção! A entrada do parque custa R$ 10,00 nos dias de semana e R$ 20,00 nos finais de semana. Estudantes e idosos pagam meia entrada. Mas a visitação é limitada a 300 pessoas nos dias de semana e a 800 pessoas nos finas de semana e feriados. Portanto a principal dica é: chegue cedo! Veja todas as dicas sobre o Parque Estadual do Ibitipoca.

O parque conta com 3 circuitos que exigem boas caminhadas. Você pode cada dia fazer um passeio diferente, e pelo caminho ir conhecendo as outras atrações. Mas faça uma escolha consciente de acordo com o seu nível de condicionamento físico. A trilha mais pesada é de 16 km ida-e-volta e a mais leve são 5 km circular. Mas todas valem a pena. São paisagens espetaculares!


Bem amigo é isso. Espero ter conseguido mostrar um pouco das belezas desse belíssimo recanto mineiro. Para conhecer uma pouco mais desse paraíso, veja nosso post sobre a vila de Ibitipoca e sobre o Parque Estadual. Se você gostou ou acha que algum amigo também possa gostar do post, não deixe de compartilhá-lo.